3

Como auxiliar meu filho em casa?


Algumas sugestões de atividades que os pais podem estar fazendo com seus filhos. Atividades estas que na fase escolar muito contibuirão para a alfabetização e nada complicadas, pois são lúdicas e as crianças amam.

  • Andar sobre uma linha  no chão;
  • Pular corda, pneus, amarelinha, aquelas lajotas nas calçadas;
  • Jogar cartas: Uno, mico preto, jogo da memória;
  • Brincadeiras de roda, dançar, pega pega, passar anel;
  • Trabalhar o ritmo, através de comandos musicados: direita/esquerda, em baixo/em cima/ em pé/ de cócoras;
  • Uso de objetos com texturas diferentes: grosso/fino, liso/áspero, mole/duro; quente/frio;
  • Brincar com grampos de roupa fazendo movimentos de pinça. A criança usa a ponta dos dedos para manipular o objeto e pode colocá-los na borda de um pote. Aproveita-se para fazer contagem, nomear as cores, grampos grandes e pequenos e por aí vai...
  • Rasgar papéis com as mãos;
  •  Recortar revistas com tesourinha sem ponta;
  • Pintar livrinhos obedecendo o limite;
  • Brincar com barro, argila e massa de modelar;
  • Trabalhar a oralidade e a imaginação criando histórias junto com a criança. Você começa, seu filho continua e vão intercalando até o final;
  • Brincar de jogo da memória : Você diz lápis, seu filho diz lápis e borracha e vão acrescentando objetos ou o que for mais interessante para criança;
  • Quando vão viajar, que tal contar os carros que ultrapassam o seu?
  • Falar uma palavra qualquer com A, depois com B e assim por diante. Trabalha-se a criatividade e a ordem alfabética.

            A família é de grande importância no período preparatório da alfabetização. Uma parceria com a escola é  fundamental para que a aprendizagem aconteça.
            Não existe milagre, apenas trabalho, dedicação e comprometimento de todos os envolvidos.
          Valorizar os pequenos avanços, elogiar sempre, dar bons exemplos, ter paciência e muito amor são lembranças que seu filho levará para sempre!

                                                                             Pense nisso!

Elaborado por:
Leila Bambino
Educadora Especial, Psicopedagoga Clínica e Pedagoga
leilabam@terra.com.br


1

Atividade de Português...


Um dicionário é um livro que traz o significado das palavras. Na poesia abaixo, José Paulo Paes criou um dicionário com suas próprias definições.

Aulas: período de interrupção das férias.
Berro: o som produzido pelo martelo quando bate no dedo da gente.
Caveira: a cara da gente quando a gente não for mais gente.
Dedo: parte do corpo que não deve ter muita intimidade com o nariz.
Excelente: Lente muito boa.
Forro: o lado de fora do lado de dentro.
Girafa: bicho que, quando tem dor de garganta, é um Deus nos acuda.
Hoje: o ontem de amanhã ou o amanhã de ontem.
Isca: cavalo de Tróia para peixe.
Janela: porta de ladrão.
Luz: coisa que se apaga, mas não com borracha.
Minhoca: cobra no jardim de infância.
Nuvem: algodão que chove.
Ovo: filho da galinha que foi mãe dela.
Pulo: esporte inventado pelos buracos.
Queixo: parte do corpo que depois de um
soco vira queixa.
Rei: cara que ganhou o coroa.
Sopapo: o que acontece quando só papo não adianta.
Tombo: o que acontece entre o escorregão e o palavrão.
Urgente: gente com pressa.
Vaga-lume: besouro guarda-noturno.
Xará: um outro que sou eu.
Zebra: bicho que tomou sol atrás das grades.

Minha sugestão:

Trabalhei com o texto de José Paulo Paes: Dicionário Maluco. Os alunos fizeram a cópia no caderno de língua portuguesa. Comentamos os significados, fizemos a leitura e depois sugeri aos alunos que criassem seus próprios significados.

Escrevi algumas palavras em pedaços de papéis e as crianças tinham que criar uma definição maluca, seguindo o modelo dado.

Eis o resultado da criatividade dos meus alunos de 4º ano: ( 9 e 10 anos) 

 JANELA:
·         um buraco quadrado onde podemos espiar as coisas. (Camila)

·         é onde a bola não deve bater nunca...nunca mesmo! (Nicole)

·         é por onde são jogadas as nossas coisas quando nos separamos de nossa mulher. (Willyan)

·         é um lugar que não é muito legal se jogar de lá. ( Laiza)

LUZ:
·         é aquilo que sempre acaba quando mais preciso ( Gustavo Cecatto)

·         coisa iluminada que atrai os mosquitos. (Willyan)

·         aquilo que nos liberta do escuro. (Daniela)

SOPAPO:
·         é aquela coisa que quando você leva sai correndo se curar. (Gustavo Cecatto)

XARÁ:
·         quando você é outra pessoa diferente. ( Gustavo Padilha)

ZEBRA:
·         é o que dá no jogo. ( Daniela)

·         é aquele animal preto e branco dos anos 80. ( Nicole)

·         é o animal que não sabemos a cor: se é preto e branco ou branco e preto. ( Matheus)

·         deu zebra...( Gabriele)

·         um animal zebrado! ( Amanda)
1

Descubra as frases...


Substitua as letras abaixo pelas letras do alfabeto que vêm antes e escreva as frases. Cuidado, pois algumas palavras são acentuadas!

1) P  NFOJOP   DPSSF   BUSBT    CP   DBDIPSSP.

..........................................................................................

2) BOB   BOEB   EF   CJDJDMFUB.

...........................................................................................

3) KPBP    BEPSB    TPSWFUF.

...........................................................................................

4) P    QFJYF   OBEB   OB   MBHPB.

..........................................................................................

5) B    UVSNB    EB   FTDPMB    KPHB    CPMB.

.........................................................................................

Depois de descobrir as frases, relacione cada uma delas ao seu desenho:


EU AMO CACHORROS

EU AMO CACHORROS
MINHA FILHOTA BABY

Visitas Recentes