7

Profissão de risco: Professor





As coisas dentro dos muros escolares estão mudando (para pior). Infelizmente ser professor hoje é correr riscos. Não se tem mais o respeito da sociedade. As leis existem para beneficiar somente os alunos e eles sabem disso...
As escolas estão adoecendo, com professores desestimulados em salas repletas de alunos que simplesmente não querem aprender.
O professor está com medo de usar a sua autoridade, pois o aluno tem em seu benefício a lei. São ameaçados e coagidos o tempo todo com palavrões e mensagens sublimadas que fazem tremer a qualquer pessoa.
Não se pode cobrar o uniforme, retirar o celular, coibir as conversas, exigir as tarefas. Se os professores agirem desta forma, estarão respondendo processo administrativo - muitos deles chegando ao ministério público.
Quando se chamam os pais e estes vêm até a escola, costumam proteger os filhos e achar justificativas para seu comportamento. Se estiverem separados, a culpa é do pai que não visita, é da mãe que o abandonou, é do professor que está cobrando demais, é dos jogos eletrônicos muito violentos, é das companhias erradas e por aí vai. Poderíamos encher folhas e mais folhas de desculpas...
A cada nova pesquisa realizada vai-se atrás dos motivos do aumento da violência nas escolas. Criam-se projetos para buscar justificativas, metodologias, problematizações e fundamentação teórica que de alguma forma tragam respostas para este momento caótico vivido na educação.
O que afinal está acontecendo? As famílias mudaram, a sociedade mudou, as pessoas mudam, mas será que os valores devem mudar também? Será que se não moro numa família constituída de pai, mãe, filhos e cachorros vai mudar a verdadeira essência que vem de exemplos e atitudes e não de palavras jogadas ao vento?
Até quando vamos tentar encontrar culpados para ações que nós próprios desencadeamos? Desde quando trabalhar fora é motivo para não dar atenção aos filhos? Desde quando uma criança de 6 anos exige dos pais um celular, do contrário ameaça gritar e sapatear? O que as pessoas irão dizer?
Aí vêm aqueles teóricos que estudam a natureza humana dizer que temos que nos acostumar. Teóricos estes que não sabem o que é uma sala de aula, não convivem com o dia-a-dia estressante de 40 horas e, às vezes, 60 horas, lado a lado com jovens que acham que o céu é o limite.
O professor está adoecendo. Perde-se aquele profissional que deveria mediar o conhecimento, apontar direções, ser referência e um modelo vivo de dedicação e respeito. Este profissional está entrando em extinção, infelizmente!



                                  Leila Bambino
                           leilabam@terra.com.br


 

7 comentários:

MESQUITA disse...

Infelizmente é verdade, os alunos hoje em dia não veem um professor como alguém importante na vida deles, o governo por sua vez não tem preocupação alguma com a remuneração dos mesmo, e os traficantes estão literalmente entrando cada vez mais nas escolas.
Do jeito que as coisas andam o futuro do brasil será negro.
E as vezes parece que o governo está gostando, pois quanto mais pessoas mal informadas mais fotos eles ganham.
Que país é esse?
Tem sorteio lá no blog passa lá pra conferir:http://esmaltesdedivas.blogspot.com
Kisses e ótima semana.

Anônimo disse...

Oi querida, participo, dos blogs amigos, amei seu cantinho, já estou te seguindo, convido a me visitar e seguir também:proaiseartedeeducar.blogspot.com

Terezinha Guimarães disse...

REALMENTE AS COISAS ESTÃO COMPLICADAS, SOMENTE PEDINDO A DEUS PARA NOS DAR FORÇAS PARA CONTINUARMOS NOSSA LUTA.
ABRAÇOS

Unknown disse...

Oiiii... passei pra te avisar que terá sorteio em meu blog, particpe!!!
Blog Pensando e Aprendendo
http://sandraduarteborges.blogspot.com.br

Se quiser participar apenas uma vez é só participar do Blog e me deixar um comentário, se quiser participar duas vezes coloque o meu selinho na lateral do seu blog de forma bastante visível e me deixe o seu link, no comentário que fará pra mim...

Boa Sorte!!!!
Sandra

Unknown disse...

Olá Educadora, estou aqui para conhecer um pouco do seu trabalho/blog. Vejo que sua missão é uma das mais gratificantes, promover o conhecimento. É verdade que ganhamos pouco, mas somos recompensados de outros prazeres da profissão.
Educadora, permita-me deixar um link de um projeto para unir ainda mais o nosso trabalho/prazer, o blog. Trata-se de um espaço que divulga outros blogs ligados diretamente à educação, o Educadores Multiplicadores. (A parceria é justa, sincera e dinâmica). Venha fazer parte desta Família e torne-se um Multiplicador(a)!

Quando tiver um tempinho e caso queira mais informações leio o texto no link abaixo:

http://www.educadoresmultiplicadores.com.br/2012/06/seja-um-educador-multiplicador-divulgue.html

http://www.marquecomx.com.br/

Abraços sinceros, fiquemos na Paz de Deus e até breve.

Magda Moreira disse...

Olá, amiga!!!!!!! Passando para avisar que tem novidade na Agenda dos Blogs. Fiz uma página para parceiros do Blog, tipo aqueles mozaicos de amigos que tem na net. O nome da página é Agenda dos Amigos Parceiros e está na barra lateral esquerda do Blog. Você pode participar também clicando no link abaixo. Seja um parceiro da Agenda dos Blogs!!! Bjs!!!!
http://agendadosblogs.blogspot.com.br/p/agenda-dos-amigos-parceiros.html

Maria Eduarda disse...

Cléo Martins
oi amiga!Estou passando por isso em sala de aula ,a falta de respeito é completa" Tenho vontade de desistir da profissão!Quando não são os alunos que faltam com o respeito são os próprios pais.

Postar um comentário

Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br

EU AMO CACHORROS

EU AMO CACHORROS
MINHA FILHOTA BABY