2

Gincana do Saber




Vou socializar com vocês uma “brincadeira” que faço na sala, com minha turma de 4° ano e eles amam. Dei o nome de Gincana do Saber, onde o objetivo principal é resgatar os conteúdos dados ao longo do ano e que normalmente são esquecidos, quando não trabalhados. Arrumei uma maneira de estar fazendo esta viagem ao passado e memorizando conceitos de forma divertida.

Você vai precisar de:

·        Uma caixa, que deve ser forrada de maneira divertida e atraente, com um buraco onde o aluno possa colocar sua mão, para retirar as perguntas.


Caixa do conhecimento
 
·        Dentro da caixa, na medida em que o ano vai passando, você coloca perguntas novas, mas não tire as antigas, pois o objetivo é voltar no tempo.

·        Exemplo de perguntas: O que é uma célula? Quem descobriu o Brasil? O que são artigos indefinidos? O que é um substantivo próprio, escreva 3 exemplos no quadro, fale a tabuada de 8, qual é o quíntuplo de 69? E por aí vai...

·        A criança é escolhida através de um sorteio. Tenho uma caixinha com o nome de todas, assim, não existe proteção, somente sorte.

·        O aluno tira a pergunta, se souber a resposta, lê a pergunta em voz alta para a sala e responde. Se não souber é ponto para o outro grupo. (no caso eu estou fazendo meninos contra meninas)


·        Faço esta atividade no final de aula, quando todos colaboraram e eu consegui passar os conteúdos sem problemas. Como prêmio, nós brincamos.

·        Depois, as perguntas voltam para a caixa, pois no dia seguinte podem ser tiradas novamente, e quem esteve atento conseguirá responder sem problemas.

 Espero que tenham gostado...
Pontuação

                                       Um abraço

                          Leila Bambino


                         leilabam@terra.com.br

 












2 comentários:

Rúbia Kenes disse...

oiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii lindaaaaaaaaaaaaaaaaaaa, parabéns pelo lindooooooooo blog!!! vim do blog Agenda dos Blogs, estou te seguindo, vou amar receber sua visita no meu blog.

rubiaartes.blogspot.com.br

beijinhossssssssssssssss

Terezinha Guimarães disse...

AMEI A IDEIA! VOU FAZER...
SAUDADES.
ABRAÇOS

Postar um comentário

EU AMO CACHORROS

EU AMO CACHORROS
MINHA FILHOTA BABY

Visitas Recentes