Esteja presente na educação de seu filho em 13 passos:


1.    Converse sempre com seu filho. Procure saber sobre as coisas relacionadas com a escola. O nome de seus amigos, o que aprendeu de interessante. Se mostre interessado.
2.     Acompanhe as tarefas escolares. Elas devem ser feitas em um lugar tranquilo, longe de qualquer estímulo que possa causar distração e sempre no mesmo horário, criando com isto uma rotina de estudos.
3.    Questione sobre os assuntos da escola. Com isto você poderá ter uma noção daquilo que ele está de fato aprendendo. Caso isto não esteja acontecendo é sinal de alerta e o professor deverá ser procurado.
4.    Ensine seu filho a respeitar os professores. Mesmo que haja diferenças e antipatias seu filho deverá ter consciência da importância deste profissional.
5.    Não permita que seu filho falte às aulas sem necessidade. Quanto mais aulas os alunos perderem, maiores serão suas dificuldades e probabilidade de notas baixas.
6.    Incentive a leitura. Não basta apenas pedir para que seu filho leia. Você precisa dar o exemplo, lendo com ele, oferecendo livros com assuntos de seu interesse. Visite bibliotecas e livrarias. Espalhe livros pela casa e faça da leitura um momento de alegria e magia.
7.    Valorize a escrita. Escreva bilhetinhos carinhosos para seu filho e deixe sempre a disposição lápis e papel em casa. Brinque de forca, adedanha (stop), jogos com pistas.
8.    Seja o exemplo. Mostre a importância dos estudos, seja curioso, questione seu filho sobre as coisas.
9.    Visite a escola de seu filho. Procure conhecer seus professores e o método de ensino aplicado. Observe as dependências da escola, esteja ciente das regras, que normalmente estão escritas na agenda escolar e ensine seu filho a cumpri-las.
10. Valorize e dê apoio aos professores de seu filho. Vá às reuniões agendadas. Quando tiver dúvidas entre em contato, através de bilhetes ou marcando um horário que seja compatível para ambos.
11. Saiba da assiduidade dos professores que trabalham com seu filho. A ausência frequente destes profissionais pode acarretar prejuízo na educação de seu filho. Caso isto ocorra, entre em contato com a escola e exija um maior comprometimento.
12. Exija uma escola de qualidade. Na época das eleições escolha candidatos comprometidos e que valorizem a educação e acompanhe seus escolhidos.
13. Critique, dê sugestões e elogie sempre que puder. Professores gostam de receber elogios, isto os motiva e faz com que seu trabalho continue cada vez melhor.

Leila Bambino
Psicopedagoga- Clínica
( ABPp- SC 380-2010)

2 comentários:

Jonathan Cruz disse...

Vi você me seguindo, e quando vejo mais um seguindo meu blog fico louco querendo saber quem é. Daí entrei em seu lindo blog, e fiquei de queixo caído com tantas novidades e conteúdo que tem nele. Também estou te seguindo ok? Seja muito bem vinda ao meu blog sempre. Abraço bem forte.

Lilian Paz disse...

Leila, tu blog es muy interesante. Me han gustado mucho los temas que publicas. Muchos cariños para ti.
Gracias por seguir mi blog también.

Postar um comentário

Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br

EU AMO CACHORROS

EU AMO CACHORROS
MINHA FILHOTA BABY